olha o boneco

O blog de fotografia do MEF-Movimento de Expressão Fotográfica

sábado

 

Óscares de Hollywood

Nesta edição dos Óscares de Hollywood, para a categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem está nomeado "Born Into Brothels (Calcutta's Red Light Kids)" de Zana Briski e RossKauffman. Este documentário é sobre o trabalho da fotografa Zana Briski em Calcutá onde ensinou filhos de prostitutas, entre outras crianças problemáticas, a fotografar. Deste trabalho nasceu uma associação sem fins lucrativos.http://www.kids-with-cameras.org

segunda-feira

 

"Há quanto tempo trabalha aqui?"

Exposição fotográfica de Luísa Ferreira com o nome "Há quanto tempo trabalha aqui?" que mostra o comércio tradicional de Lisboa, a ver no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa. Entre 1994 e 2004, Luísa Ferreira fotografou os interiores das lojas do comércio tradicional de Lisboa, num perímetro entre o Largo do Rato e o Cais do Sodré, passando ainda pelo Bairro Alto, a Baixa e a Rua de São Paulo. Com a pergunta: "Há quanto tempo trabalha aqui?" - Luísa Ferreira juntou às imagens as respostas dos proprietários e empregados, cujas vidas se confundem com a vivência destes espaços. Esta exposição faz parte de uma colecção com mais de 100 lojas fotografadas, estando apenas 45 delas expostas no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.
Rua da Palma, 246 De 4 de Fevereiro a 19 de Março Terça a Sábado das 10 às 19 horas.
website da fotógrafa: www.luisaferreira.com

sexta-feira

 

site



www.photogramas.com
o site de fotografia do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica

 

Adobe Camera Raw

Adobe Camera Raw
A Adobe anunciou o lançamento de um plug-in, o Adobe Camera Raw, que permite a manipulação, antes de converter para jpeg ou tiff, de imagens no formato raw sem qualquer perda de qualidade. O software está disponivel para câmeras das marcas Nikon, Canon, Contax, Konica Minolta, Olympus e Sigma. Este Plug-in é gratuito e, está disponivel no site da Adobe.

Esta informação foi compilada por João Martins e retirada do site Photogramas.

 

Cartões CompactFlash

Mais segurança nos cartões de CompactFlash. A Lexar apresenta na PMA uma nova tecnologia que oferece mais segurança aos cartões de CompactFlash.
A Nikon D2X é a primeira câmera a incorporar esta tecnologia conhecida como LockTight. A D2X incluirá um sistema (software) que permitirá que o utilizador estabeleça os limites de segurança tanto no cartão de memória como na câmera. Assim mesmo em caso de roubo, ou extravio do cartão o conteúdo está protegido, pois para se ter acesso ás fotografias armazenadas é necessário um Login que é pedido aquando da ligação com o Pc. Esta novidade estará disponível em Abril.

Esta informação foi compilada por João Martins e retirada do site Photogramas.

 

Companhia Teatral do Chiado



Fotografia de Luís Rocha
Cortina de palco e Plateia do Teatro Estúdio Mário Viegas - Companhia Teatral do Chiado

 

Sintra em Pinhole



Fotografia de Luís Rocha

 

Trabalho do milho



Fotografia de Luís Rocha

 

Aulas de dança no Centro em Movimento



Fotografia de Luís Rocha

 

Mina de S. Domingos



Fotografia de Luís Rocha

quinta-feira

 

Projecto_Lisboa


fotografia de Luís Rocha


quarta-feira

 

Fim dos paparazzi?

Fim dos paparazzi? A HP registou (sob o numero 20010202382) uma patente de um novo sistema para as camaras digitais já conhecido por anti-paparazzi. Este sistema consiste num circuito que, colocado nas máquinas fotográficas, permite desfocar todas as imagens remotamente. No futuro, caso todas as máquinas venham equipadas com este sistema, quem se sentir incomodado poderá andar com um controle remoto no bolso que desfocará todas as cameras que lhe sejam apontadas. Para prevenir alguns incidentes, e os já esperados abusos desta tecnologia, a HP desenvolveu também um sistema com detecção de rostos, assim apenas a cara da pessoa em questão fica fora de foco. Este sistema, avisa também os telemóveis com câmera fotográfica com a mensagem: "Sem fotografias, por favor" que aparece no visor quando algum controle remoto estiver dentro do raio de acção.

 

Fotografia à la minuta

O MEF lança para o ano 2005 a Fotografia à la minuta.

Hoje em dia quase não existem fotógrafos “ à la minuta”.
Como tantas outras profissões esta ficou fora de moda por causa das novas tecnologias, tornando-se pouco rentável e ficando em vias de extinção.

Mas foi com este género de actividade que se democratizou a fotografia pública abrangendo-se as camadas menos abastadas da população.

Com poucos custos, era possível obter o próprio retrato, fixar a idade, guardar o instante.
Sem retoques, sem o fingimento requintado dos estúdios.

Facilmente identificáveis as fotografias “à la minuta” eram conhecidas pela rápida execução de retratos e por serem executadas por fotógrafos ambulantes.

Anos depois dos improvisados “caixotes” resolvemos transformar e criar
“câmaras escuras” para se poder voltar a realizar fotografias “à la minuta” interagindo com a população, deambulando pelas ruas e proporcionando assim imagens de um momento.

De um modo sucinto, “à la minuta” consiste numa caixa de madeira, produzida artesanalmente, que tem aproximadamente 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 30 cm de altura.
Na parte posterior, através de uma pequena abertura, permite a introdução da mão e parte do braço coberto por um pano negro de modo a evitar a entrada da luz.

Dentro da “câmara escura” ou no chamado “caixote” existe uma caixa lateral onde está colocado o papel fotográfico e dois recipientes para executar a revelação e a fixação.
O revelador colocado à direita e o fixador à esquerda, sendo estes os químicos necessários para a obtenção da imagem.

Na parte dianteira da “câmara escura” está colocada a objectiva considerada a parte mais importante da máquina, onde a sua qualidade garante uma boa apresentação das imagens.

Em Março a "caixa" estará na Freguesia de Carnide integrada no Março é Juventude organizado pela Junta de Freguesia de Carnide.

terça-feira

 


Fotografia de Luís Rocha

Vanessa Agapito em A Casa da Boneca pela Companhia Teatral do Chiado

sexta-feira

 

Apoio prestado nos projectos desenvolvidos no ano de 2004

O MEF agradece às seguintes entidades todo o apoio prestado nos projectos desenvolvidos no ano de 2004:

APEDV – Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais, Beirafilme, Datascan, Comercial Foto, Sony,
Bedeteca de Lisboa, CAV – Centro de Artes Visuais, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Câmara Municipal da Moita, Arquivo Fotográfico Municipal – Lisboa, Revista Cais, FotoZígnio, ViragemLab, ElectroSertec, Grupo de Teatro O Bando,
CPF - Centro Português de Fotografia, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Junta de Freguesia de Carnide, Pelouro da Juventude / C.M.L., Editora Caminho, Museu da Cidade – Lisboa, MIMO - Museu da Imagem – Leiria,
Imprensa Municipal – C.M.L., Laboratórios Kodak, SorTêxteis – M. Sousa, M.M. Vaquinhas, Super Foto Prática,
Rock in Rio – Lisboa, Canon-Copicanola, Quinta dos Bichos, Escola Superior de Educação de Setúbal, Museu do Chiado,
Escola EB 2,3 do Bairro Padre Cruz, Projecto Príncipes do Nada, APAF - Associação Portuguesa de Arte Fotográfica,
Câmara Municipal de Santiago do Cacém, NameLoja, Clube Português de Artes e Ideias, Baliza café bar.
Agradecimento especial ao Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa.
E a todos que de alguma forma se viram envolvidos nos nossos projectos o nosso sincero agradecimento.
MEF – Movimento de Expressão Fotográfica

 

Relatório de Actividades do Ano 2004

Relatório de Actividades do Ano 2004


• Janeiro – Exposição “Imagine Conceptuale” no Arquivo Fotográfico Municipal – Lisboa.

• Janeiro – Criação do Centro de Imagem. Espaço de Biblioteca e Estúdio de Fotografia na sede do MEF no Bairro Padre Cruz.

• Fevereiro – Ateliers de fotografia digital no âmbito das Oficinas CAIS.

• Fevereiro – Início de colaboração com os Espaços Comunitários (ECO’S) da C.M.L. / DAS nos bairros Padre Cruz, Alto do Lumiar e Boavista.

• Março – Actividade fotográfica (PINHOLE) com o PROGRAMA ESCOLHAS no Bairro do Zambujal / Amadora.

• Março – Edição do Livro “Como uma História que vamos viver juntos”, trabalho sobre Lisboa de Luís Rocha e Tânia Araújo com produção do MEF, Semana da Juventude / Pelouro da Juventude / C.M.L.

• Março – Exposição do Projecto Artes na Rua – Galeria da Junta de Freguesia de Carnide.

• Maio – Participação com a Tenda Fotográfica na Feira de Expressões promovida pela Junta de Freguesia de Carnide.

• Maio, Junho – Participação no Festival Rock in Rio – Lisboa, com o projecto “outros olhares”: Jovens de Marvila; Revista Cais; Plano LX da C.M.L. e A.P.E.D.V.

• Junho – Atelier Pinhole Origami a pretexto da exposição “Uma cidade de futebol” organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa no torreão nascente da Cordoaria Nacional.

• Julho – Reportagem de Teatro em conjunto com a APEDV, no espectáculo “Ensaio sobre a cegueira” pelo O Bando. Exposição dos resultados na sede do O Bando em Palmela. Continuação do Projecto “Imagine Conceptuale”.

• Julho, Agosto – Exposição Artes na Rua’04 – Desassossego no Museu da Cidade / Lisboa, com os trabalhos produzidos pelo movimento até à data. Curso de Fotografia – Oficina de Fotografia, Rock in Rio – outros olhares, Cursos Eco’s, Imagine Conceptuale, Oficinas Cais, Fotógrafos convidados, Fotógrafos do MEF e Curso de Fotografia Aplicada da Junta de Freguesia de Carnide.

• Setembro – Lançamento do jornal “Sofá de Molas”. Este jornal tem como principal objectivo o lançar de novos projectos fotográficos do MEF.

• Setembro – Assistência técnica no 8º Pedifoto da Junta de Freguesia de Carnide.

• Setembro, Outubro – Dinamização fotográfica do concurso de fotografia “Mostra-nos Santiago do Cacém” promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

• Outubro – Inicio do Curso de Fotografia Aplicada e do Curso de Iniciação à fotografia no Espaço Municipal da Flamenga – Oficina de Fotografia, em parceria com o Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa.

• Novembro – Reedição do Boletim “MOVIMENTOS” com o lançamento da primeira fotografia da colecção de Imagens do MEF.

• Novembro – Tendo por base o conjunto de ateliers para crianças e jovens (Paleta de Ateliers) no primeiro Sábado de cada mês o MEF convida crianças, jovens e seus familiares, a participar nos workshops de fotografia. Actividade a ser lançada em 2005.

• Novembro – Lançamento do Projecto Educativo Através da Imagem. Actividades a serem desenvolvidas em itinerância pelo país.

• Dezembro – Preparação do projecto 12 livros 12 meses. Edição de 12 livros com os trabalhos realizados pelo movimento. A venda dos livros reverterá para as associações envolvidas nos projectos. Projecto em parceria com a C.M.L. / DAS.

• Dezembro – Projecto I.D. – Fotografia, Identidade e Etnicidade em parceria com o DAS/C.M.L. e a Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen no Bairro do Armador.

 

Espaços dinamizados pelo Movimento

Espaços dinamizados pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica:
Centro de Imagem
Espaço de Biblioteca, Estúdio Fotográfico, Espaço de Laboratório e Sala de Formação -localizado no Espaço de Fotografia.
Espaço de Fotografia
Este espaço foi criado em colaboração com a Junta de Freguesia de Carnide e com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa.
Espaço de Laboratório e Sala de Formação.
Oficina da Fotografia
Espaço localizado no Espaço Municipal da Flamenga, criado em parceria com o Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa,
Espaço de Laboratório, Sala de Formação, Auditório e Estúdio Fotográfico.
Centro Cultural do Sofá
Espaço criado e concebido em colaboração com a Quinta dos Bichos – Espaço de desenvolvimento de projectos fotográficos, espaço de workshops.
(Este espaço localiza-se em Fernão Ferro)
Espaço LX-Jovem
Espaço localizado no Espaço da Juventude no Bairro do Armador. Espaço criado pelo Departamento da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa e pela Junta Freguesia de Marvila. Espaço de Laboratório, Sala de Formação e Auditório.

 

Espaço LX-Jovem

A partir do mês de Fevereiro o movimento passa a dinamizar o laboratório de fotografia no Espaço LX-Jovem no Bairro do Armador a convite da Junta de Freguesia de Marvila. Está agendado o arranque dos trabalhos em Março com um curso de iniciação à fotografia durante a semana (Quartas e sextas das 18h às 20h) e com ateliers de fotografia ao fim de semana (sábados das 10h30m às 12h30m).

 

projecto Lisboa

No ano de 2005 o MEF lança o Projecto_Lisboa. Trabalho em imagem sobre a cidade de lisboa. Apresenta a tua ideia até dia 25 de Fevereiro. O projecto terá publicação periódica no Sofá de Molas.

 

Notícias

De um modo inovador os transeuntes que em Manhatan passarem pelo cruzamento da 8th Avenue com a 42nd Street vão ter acesso privilegiado a fotos dos fotografos da agência Magnum. Foram já exibidas algumas selecções de fotos da agência com destaque para uma colecção de fotos relacionadas com o tema dos direitos civis que foi exibida no dia de Martin Luther King Day e escolhidas pelo conhecido realizador Spike Lee e o seu irmão, o fotógrafo David Lee, Várias outras selecções de fotos da agência foram também compiladas por outros conhecidos personagens do mundo da fotografia. A partir de dia 27 de Janeiro serão transmitidas fotos da autoria de Thomas Dworzak directamente do iraque relacionadas com o período eleitoral que se avizinha naquele país.

A pintora/ fotografa holandesa Kiki Lamers, de 40 anos, foi condenada, no Tribunal de Apelação de Riom, em França a oito meses de prisão e 5000 euros de multa, por fotografar os seus filhos e outras crianças nuas em posições eróticas. Kiki Lamersa está com uma exposição marcada na próxima Feira de Arte Contemporânea de Madri e na Armory Show de Nova York.

Um grupo de amigos espalhados pelo mundo fizeram um site onde publicam uma foto por dia. Existe há uns anos, mas foi premiado este mês (assim tomei conhecimento). http://www.aphotoaday.org

Escolhido por produzir imagens provocantes mas refinadas, Helmut Newton retrata a cidade de Florença. http://art.dada.it/newton/home.htm

A Kodak deu hoje o alerta que em algumas partes do mundo, estão a ser divulgadas por SMS e mail falsos concursos e promoções. A Kodak garante que todas as informações sobre concursos e promoções locais deverão ser confirmadas junto das entidades representantes em cada pais. Em Portugal ainda não há conhecimento desta falsa propaganda e, não está agendado no site da Kodak Portugal nenhum tipo de evento.

No âmbito das comemorações do 60º aniversário do final da II Guerra Mundial o Museu Martin Gropius-Bau, em Berlim, homenageia Robert Capa com uma exposição retrospectiva da obra do fotojornalista de guerra. Capa, um dos fundadores da Magnum com Cartier Bresson, detestava a guerra. Estão em exposição, para alem das suas famosas fotografias da guerra civil espanhola, algumas imagens inéditas da decada de 30.

A Nikon já tem disponivel uma nova versão (1.03) do firmware da D70. As correcções melhoram os perfis de cor que são associados aos ficheiros de imagem durante o armazenamento. o download pode ser feito atraves do site: http://nikonasia-en.custhelp.com/cgi-bin/nikonasia_en.cfg/php/enduser/std_alp.php (fonte desta informação).


Todas as informações aqui inseridas foram retiradas do site Photogramas e compiladas por João Martins.

 

Concursos

A 2ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, com o tema central "Património à lente", realiza-se dia 12 de Março, entre as 10:00 e as 22:00 horas. As inscrições estão abertas de 14 de Fevereiro a 4 de Março no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal e na Delegação do IPJ.

De 1 a 30 de Março a CM- Lamego promove o III Concurso fotográfico da cidade de Lamego. No site aconselham a consultar o regulamento, que não está disponivel... http://www.cm-lamego.pt/

Até ao dia 18 de março esta aberto o 1º concurso de fotografia da CGTP. Mais informações e consulta do regulamento em: http://www.cgtp.pt/temas/ConcursoFotografico/2005/index.htm


Todas as informações aqui inseridas foram retiradas do site Photogramas e compiladas por João Martins.

 

Núcleo de fotografia

Núcleo Fotografia / MEF
Planeamento Núcleo Fotografia

FEVEREIRO
19 – Projecto Lx – visionamento imagens e apresentação projecto; apresentação TPC; Preparação visita dia 6
26 – Pinhole – teoria
MARÇO
05 – Construção pinhole
06 – Visita Museu Arte Contemporânea
12 – Fotografia pinhole
19 – Revelação rolos TPC
26 – Provas de contacto e de leitura
ABRIL
02 – Provas de leitura; discussão de imagens
09 – Fotografia de estúdio, iluminação
16 - Fotografia de estúdio, retrato (slide)
23 – Retrato de rua (digital)
30 – Tratamento digital de imagens
MAIO
07 – Discussão de imagens

CONTINUA...

terça-feira

 

Sites gerais

André Beja's photos
Arquivo fotográfico - C. M. Évora
Arquivo Fotográfico - C. M. Lisboa
CAV - Centro de Artes Visuais
CPF - Centro Português de Fotografia
Clube Português Artes e Ideias
Cochofel.net photography
Daniel Blaufuks
Instituto de Comunicação Social
kameraphto.com
Kids with Cameras
Agência Magnum
Lisboa Photo
Museu da Imagem - C. M. Braga
Museu da Imagem em Movimento
PinHole
Arquivo Fotográfico Elvas
Casa Carlos Relvas
ARCO
IADE
ETIC
IPF
Videoteca de Lisboa
Cinemateca
Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha
António Arroio
Restart
Centro Cultural de Belém
Gulbenkian
S.P.Autores
Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
CENJOR
Associated Press
Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS)
© jornalistas.com.
Agência lusa
nationalgeographic
Ilford
Kodak
kodak.Portugal
Agfa
Canon
Nikon
[EU SOU JORNALISTA]
Agência France Press
Colorfoto
Nameloja
lomografiaportugal
PHotoEspaña
Sebastião Salgado
Henri Cartier-Bresson
World Press Photo
leveckis journal
Serralves
masters-of-photography
VII Photo Agência
Leica-Camera
Elliott Erwitt
The American Photography Museum
Agenda Cultural de Lisboa
Bar A Barraca
Centro em Movimento
Culturgest
No photo organization
Francesca Woodman I
Francesca Woodman II
live8live
C.M.Montijo
C.M.Vila Franca de Xira
C.M.Moita
Mark Tucker
Instituto-Camões
transforma
Página de Cultura
Jan Saudek
Registo de domínios na net[arsys]
Registo de domínios na net[lusodigital]
New York Institute of Photography
Julia Margaret Cameron
Ansel Adams
Robert Capa Pictures of War
Robert Frank
Portugal - Dicionário Histórico e Corográfico
RTP
SIC
TVI
What is what? Everything you always wanted to know
Companhia Teatral do Chiado
Pancada de Moliére
digital truth
Wikipédia, a enciclopédia livre.
casa do pinhole
Festival Músicas do Mundo - Sines
Laboratório de revelação on-line
Laboratório de revelação - foto.com
http://www.johnkaverdash.it/
http://www.peepshow.org.uk/
http://www.thisisamagazine.com/contribpage.htm
http://www.120seconds.com
http://www.enjoy-europe.com/typ/photo.htm
http://theredrollerball.blogspot.com/
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.xs4all.nl/~fotojan/index.html
http://81.193.252.171/
http://www.rancinan.com/portfolio/15.htm
http://www.michaelkenna.net/
http://www.jayfram.com/index.php
http://www.angelaberlinde.com/
Anything and Everything
http://www.madsgreve.dk/
http://www.casadopinhole.com/
http://www.johnclearygallery.com/
http://www.tillmancrane.com/
http://www.ashulikphoto.com/
http://www.apexfineart.com/
http://www.indianhillgallery.com/
http://www.michaelandpaula.com/mp/index_skip.html
http://www.stephencohengallery.com/
http://www.photographyroom.com/
http://www.marthacasanave.com/
http://www.stellarpix.com/index.html
Oswald Gallery
http://www.arteamundo.com/ph15/
Escola Superior de Fotografia - Tomar
Simio na Lomo
http://babushka.blogs.sapo.pt/
Cultura 2000
Agenda Lisboa e arredores
Agendas Culturais
Cooperativa de Comunicação e Cultura -Torres Vedras
Grande arquivo de trabalhos de grandes fotógrafos
F i n e A r t P h o t o g r a p h y G a l l e r y
http://www.chemamadoz.com/gallery1.htm
Art Links
Photoflex - iluminação
Photo school
Exif Reader
Exif Viewer
ViewEXIF
e-mail Zmail

Arquivos

dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   dezembro 2007   março 2008   agosto 2008   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   setembro 2009   outubro 2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]