olha o boneco

O blog de fotografia do MEF-Movimento de Expressão Fotográfica

sexta-feira

 

“Festival Temps D´Images”

O “Festival Temps D´Images” realiza-se entre 6 e 16 de Outubro, em Lisboa.
A quarta edição deste evento inclui teatro, dança, música, artes visuais, imagem e novas tecnologias, com nomes como William Kentridge, Maria Jerez, Rui Horta, Alain Moureau, entre outros.
As diversas actividades vão estar distribuídas por vários espaços da capital.
O Centro Cultural de Belém vai receber os espectáculos,
no Museu do Chiado-MNAC vão estar as exposições,
os chantiers/estaleiros no Teatro Nacional D. Maria II
e as projecções na Culturgest.
Um dos destaques da programação é a estreia, em Portugal, do trabalho do artista sul-africano William Kentridge, considerado pelos críticos como um dos mais relevantes artistas visuais contemporâneos.
Assim, no Museu do Chiado, vão estar em exibição, até 31 de Dezembro, as obras “7 Fragments for Georges Mélies”, “Journey to The Moon” e “Day for Night”.
Os coreógrafos Francisco Camacho e Rui Horta vão apresentar os seus trabalhos. Destaque-se o regresso de Meg Stuart e da Damaged Goods, com "Sand Table", um "work in progress" iniciado em 2001 e apresentado em Maio deste ano na Fundação de Serralves, no Porto.
A presença portuguesa passa também pelos espectáculos, "Senso", de Carlos Pimenta, Luciana Fina e Mónica Calle; "Respirações de Inês", de Maria Emília Correia, no âmbito das comemorações dos 650 anos da morte de Inês de Castro, e "MetaMorphis", um "live act" concebido por Alberto Lopes e inspirado em Franz Kafka.
Da Noruega, chegam as vibrações "quentes do novo jazz", ao som do trompete de Nils Petter Molvaer, um concerto em interacção com as imagens manipuladas pelo VJ Jan Marten Vaagen.Para o público infantil haverá "Bistouri", um espectáculo de marionetas a apresentar pelo Tof Thêatre.
Quanto às projecções, tal como nas edições anteriores, o festival apresenta uma selecção de filmes produzidos pelo canal franco-alemão "ARTE", películas que permitem testemunhar uma série de espectáculos em registo filmado ou criações originais de alguns dos mais relevantes artistas das artes de palco, como a dança e o teatro contemporâneos.
Criado em 2002 pelo "ARTE", em parceria com a La Ferme du Buisson, Scène Nationale de Marne-la-Vallée, o festival tornou-se, desde então, uma rede europeia para a circulação de obras e de artistas.
Esta iniciativa tem proporcionado o encontro de artistas e a divulgação das suas obras, a partilha de experiências e o desenvolvimento de solidariedades, "sem nunca perder de vista a proposta fundadora do festival, ou seja, criar pontes inesperadas entre as artes cénicas e as artes da imagem", divulga o comunicado da entidade organizadora.

Este ano, a edição do festival integrou também as propostas de outros programadores, tais como António Lagarto, Delfim Sardo, Giacomo Scalisi, Jacinto Lageira, Luísa Taveira, Madalena Vitorino e Pedro Lapa.
Actualmente, o “Temps D´Images” é constituído por um núcleo de nove parceiros: La Ferme du Buisson (França), Duplacena (Portugal), Le Trafo (Hungria), Les Halles de Schaerbeek (Bélgica), Festival Romaeuropa (Itália), Tanzhaus nrw (Alemanha), Zamek Ujazdowski (Polónia), New Theatre Institute of Latvia (Letónia), Theater n/o 99 (Estónia), e “ARTE” (canal cultural europeu).Esta quarta edição do festival (terceira em Portugal) vai ter, em Fevereiro de 2006, a sua primeira extensão fora da Europa, em parceria com a Usine C, em Montreal, no Canadá.

Artigo da autoria de Alexandre Simas Dias

 

purificación garcía

Purificación García crê na visão pessoal da realidadee que em cada olhar se manifesta um ponto de vista irrepetível, único, distinto.

Por isso confiamos que a criação fotográfica nos ajudará a desvelar o mistérios que a realidade esconde e que o fotógrafo no-la mostrará com a sua nova e sempre surpreendente poesia visual.

Criámos este concurso anual para que a todos nos convoque a reunirmo-nos em torno de um ponto de encontro criativo onde a realidade se revele bela.

Gostaríamos, antes de mais, de agradecero modo caloroso como foi recebida a nossa iniciativa apresentando esta terceira edição com a certeza de que, com o entusiasmo de todos, este certame contribuirá de um modo relevante para o desenvolvimento e a promoção da fotografia.

segunda-feira

 

Um certo olhar

Concurso "Um Certo Olhar"
De 15 de Setembro e até 31 de Outubro encontram-se abertas as inscrições para o concurso de fotografia amadora “Um Certo Olhar”,
promovido pelo Banco Espirito Santo em parceria com o jornal Público.

Com o objectivo de dinamizar e promover novas formas de divulgação e interpretação da fotografia, o concurso terá duas categorias distintas:
Tema Geral – o tema escolhido para esta edição é “O Quotidiano Português”.
Tema Específico – “ Realizar MAIS ”.

quarta-feira

 

June 17th

On June 17th, every year, the family goes through a private ritual: we photograph ourselves to stop a fleeting moment, the arrow of time passing by.

 

Pobreza Zero

Mobilizar a sociedade portuguesa para a acção em torno da luta contra a pobreza e para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)

Arquivos

dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   dezembro 2007   março 2008   agosto 2008   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   setembro 2009   outubro 2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]