olha o boneco

O blog de fotografia do MEF-Movimento de Expressão Fotográfica

terça-feira

 

Quem é o MEF?

O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica trabalha na área da imagem, com particular destaque para a fotografia e cujo objectivo é de promover o gosto da mesma junto do grande público.
Criar uma plataforma de modo a que os seus associados possam usufruir de oportunidades de expor e divulgar os seus trabalhos e está também envolvido em projectos com instituições e associações ligadas à área da acção social, que compreendem acções de formação visando públicos que por norma tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum, como é o caso de pessoas portadoras de deficiências visuais, motoras e mentais, ou pessoas social e ou economicamente carenciadas.

Com existência desde o ano 2000, surgiu inicialmente ligado aos cursos de fotografia da Junta de Freguesia de Carnide, no âmbito do projecto "Contigo Vais Longe" da C.M.L., que visava a prevenção da toxicodependência.

Mais do que por escolha, o MEF reconheceu ter condições para desenvolver trabalho na área da acção social, procurando desse modo, contribuir para um desenvolvimento da fotografia enquanto forma de expressão e ao mesmo tempo fornecer oportunidades de formação fotográfica a quem a elas não tem acesso.

Através das suas iniciativas, o MEF, busca que todos os cidadãos, disponham das mesmas oportunidades, (neste caso, a de acesso à formação e ao contacto com o equipamento fotográfico, não descurando a exposição e divulgação dos trabalhos realizados); considera a área da fotografia como uma importante ferramenta plena de potencial; caminhando assim para um objectivo mais ambicioso e alargado de democratizar a arte, especificamente a fotografia, de modo a que se torne parte do quotidiano e não se limite a ser apenas propriedade de uma elite.

Para atingir os seus objectivos, tem vindo a colaborar com diversas entidades.

Com o Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa , dinamiza a Oficina de Fotografia localizada no Espaço Municipal da Flamenga (gabinete de produção, espaço de laboratório, auditório, sala de formação informática e sala de formação), onde desenvolve Cursos de Iniciação à Fotografia, Curso de Fotografia Aplicada, Cursos de Fotografia para pessoas com deficiências visuais, (este curso é desenvolvido em pareceria com a APEDVAssociação Promotora para o Emprego do Deficiente Visual) Cursos de Sensibilização à Fotografia na área da Acção Social (este curso é desenvolvido em pareceria com a Associação CAIS) e Ateliers para crianças (Aprender a Fotografar; Pinhole; Pinhole e construção de máquina; Fotogramas; Desenho em Fotografia; Emulsão quida; Fotografia instantânea; animação com fotografia).

Com a Junta de Freguesia de Carnide foi criado o Espaço de Fotografia (sede do Movimento de Expressão Fotográfica com espaço de laboratório e sala de formação), no Bairro Padre Cruz, com o intuito de fornecer apoio aos cursos de fotografia organizados por esta entidade ( Curso de Iniciação à Fotografia, Curso de Fotografia Aplicada I, Curso de Fotografia Aplicada II, Projecto Educativo -fotografia como ferramenta de alfabetização visual, tendo como público alvo os alunos dos estabelecimentos de ensino da Freguesia)

Com o apoio da Quinta dos Bichos, foi criado o Centro Cultural do Sofá (espaço para reuniões entre os associados onde se pode pernoitar e frequentar Workshops de temas específicos), cuja função principal é permitir aos associados desenvolverem e concretizarem os seus projectos fotográficos.

A convite da Junta de Freguesia de Marvila dinamiza o laboratório de fotografia situado no Espaço LX-Jovem no Bairro do Armador. As actividades desenvolvidas neste espaço passam por um curso de iniciação à fotografia e por actividades fotográficas dirigidas à população da freguesia, sendo estas com um carácter de dinamização de rua.

Em parceria com a Revista CAIS poderá vir a desenvolver no Centro CAIS acções de formação na área da fotografia digital para a população sem-abrigo.

Como meio de promover os trabalhos dos seus alunos e associados,

o MEF realiza eventos em parceria e com o apoio do Pelouro da Juventude da C.M.L. do Departamento de Acção Social / Oficina da Fotografia da C.M.L. e da Junta de Freguesia de Carnide , sendo dois destes eventos com frequência bienal: o Artes na Rua (exposição colectiva onde os autores trabalham sobre um tema) e a Feira da Fotografia (como meio de promoção do intercâmbio de imagens fotográficas).

Em termos de edição o movimento dispõe de um jornal fotográfico de seu nome "Sofá de molas", jornal com edição de mil (1000) exemplares e que tem por objectivo o de promover e editar projectos fotográficos do movimento. Mensalmente é editado o boletim " movimentos" cuja função é o de informar os sócios das actividades e novidades do movimento, sendo que a distribuição deste é exclusivamente interna.

Outro dos projectos em curso é a criação do Centro de Imagem (espaço de biblioteca e de estúdio fotográfico), que se encontrará localizado no Espaço da Fotografia, no Bairro Padre Cruz.

No universo da Internet o MEF disponibiliza dois espaços:
o site www.photogramas.com que tem como objectivo o de permitir aos seus associados, alunos e convidados terem um espaço de debate e reflexão à volta das suas imagens, as imagens colocadas no site são posteriormente analisadas e comentadas com um carácter pedagógico.
E para a informação diária do MEF foi lançado o blog "http://olhaoboneco.blogspot.com"
e ainda a Newsletter "Prova de Contacto".
Lança ainda com uma periodicidade não regular a " Amplicópia", envio de textos, imagens, notícias, etc.






<< Página inicial

Arquivos

dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   junho 2005   julho 2005   agosto 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   dezembro 2007   março 2008   agosto 2008   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   setembro 2009   outubro 2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]